DIOCESE DE ITABIRA-CORONEL FABRICIANO

DIOCESE DE ITABIRA-CORONEL FABRICIANO

Sejam bem vindos!

É com muita alegria que recebemos você irmão missionário. Aqui você encontrará muita coisa boa, formação missionária, músicas, tudo para animação missionária em sua paróquia, façamos deste blog um acervo para a dinamização missionária na Diocese de Itabira Coronel Fabriciano. Deus nos abençoe!

I CONGRESSO MISSIONÁRIO DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE MARIANA

>> segunda-feira, 30 de abril de 2012

Aconteceu nos dias 27 a 29 de abril, na cidade de Itabira-MG, o I Congresso da Província Eclesiástica de Mariana. O Congresso contou com a presença de 400 missionários, que entusiasmados refletiram o tema: A mudança no contexto de mudança de época e lema: ide e evangelizai a todos os povos. Para ajudar na reflexão do tema, contamos com a colaboração de padre Camilo Pauletti, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionários. A partir de experiências missionárias, falou dos desafios da evangelização em meio à globalização. Esteve presente também, Dom Odilon, bispo da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano e Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo da Arquidiocese de Mariana. Padres, irmãs, seminaristas, também participaram do Congresso.
À luz do tema e lema, refletiu-se em eixos temáticos a saber: Ecumenismo e Missão, Políticas Públicas e Missão, Juventudes e Missão, IAM e Missão, Missão Continental com ênfase a Santas Missões Populares, Igrejas Irmãs e Missão, Missã Ad'Gentes, Espiritualidade Missionária e Comunicação e Missão, após reflexão, cada grupo elaborou 2 compromissos para ser assumido pela Província. Ao final do Congresso foi elaborada uma carta com todos os compromissos que será distribuída nas dioceses que fazem parte da Província: Itabira-Coronel Fabriciano, Caratinga, Mariana e Valadares.

Read more...

COMIDI da Diocese de Itabira- Cel. Fabriciano promove curso de Missiologia para Animadores Missionários.

>> sábado, 17 de março de 2012

É com muita alegria missionária que missionários oriundos de várias paróquias da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano estão reunidos no ARPAS, João Monlevade/MG nos dias 17 e 18 de março para o primeiro módulo do curso de Missiologia para Animadores Missionários.
Momento de estudo com a colaboração da Irmã Catequista Franciscana Alzira Munhoz, mestra em Teologia sistemática com concentração em Missiologia e doutora em Teologia sistemática. Com alegria Irmã Alzira diz: “o meu conhecimento precisa ser repartido com o povo de Deus, é para isso que estudei”.
No decorrer de quatro módulos serão estudados sobre: teologia, eclesiologia e antropologia da missão; Fundamentos da Missão; Metodologias da Missão; Missão no Antigo e Novo Testamento; Espiritualidade missionária; Ecumenismo e Diálogo Interreligioso; Igreja particular e Missão.
Para Cida Alves, coordenadora do COMIDI, fazer valer o documento de Aparecida, que convida a toda Igreja ser discípula e missionária, promovendo momentos de estudos para os líderes das pastorais, movimentos e serviços, é sempre um bem para a Igreja.
Espera-se que ao final de cada módulo, todos se sintam mais contagiados e apaixonados pela missão. Que a alegria da partilha do conhecimento construído, ultrapasse as fronteiras das paróquias e vão de encontro a todos.
Érica Júlia
Coordenadora da JM - MG

Read more...

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011

>> quarta-feira, 21 de setembro de 2011


Aconteceu em Madri nos dias 09 a 23 de agosto de 2011, a Jornada Mundial da Juventude, a Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano esteve representada. Foi uma experiência única para todos nós, um verdadeiro Pentencostes, cada um na sua língua, seu jeito incendiaram de alegria a cidade de Madri. A presença do Papa abrilhantou a jornada e suas palavras de incentivo aos jovens foram de grande valia.

"Queridos amigos, construí a vossa casa sobre a rocha, como o homem que "cavou muito profundamente". Procurai também vós, todos os dias, seguir a Palavra de Cristo. Senti-O como o verdadeiro Amigo com o qual partilhar o caminho da vossa vida. Com Ele ao vosso lado sereis capazes de enfrentar com coragem e esperança as dificuldades, os problemas, também as desilusões e as derrotas. São-vos apresentadas continuamente propostas mais fáceis, mas vós mesmos vos apercebeis que se revelam enganadoras, que não vos dão serenidade e alegria. Só a Palavra de Deus nos indica o caminho autêntico, só a fé que nos foi transmitida é a luz que ilumina o caminho. Acolhei com gratidão este dom espiritual que recebestes das vossas famílias e comprometei-vos a responder com responsabilidade à chamada de Deus, tornando-vos adultos na fé. Não acrediteis em quantos vos dizem que não tendes necessidade dos outros para construir a vossa vida! Ao contrário, apoiai-vos na fé dos vossos familiares, na fé da Igreja, e agradecei ao Senhor por a ter recebido e feito vossa!" Diz Papa Bento XVI.

Em 2013, o Rio de Janeiro será palco da Jornada Mundial da Juventude, façamos valer o lema dessa, que tenhamos coragem de tornar Cristo conhecido e amado, evangelizando a todos os povos.

Érica Júlia

Read more...

SOS ÁFRICA


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região nordeste do continente, conhecida como Chifre da África (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia).

A região, principalmente a Somália, passa pela seca mais intensa dos últimos 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da fome na região.

Ainda segundo os dados, o Chifre da África vem sofrendo nos últimos meses, além da seca, com a fome, conflitos e a alta dos preços dos alimentos. A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.

Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas ao redor. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram somente em junho e julho, segundo a ONU.

Um novo relatório da Organização Católica para a Solidariedade e ajuda humanitária sublinha que "a cada 11 semanas", dez por cento das crianças somalis com menos de cinco anos "perde a vida".

O ‘Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides, do Vaticano confirmou que "as estruturas de saúde da Somália estão a tentar enfrentar a chegada maciça de deslocados internos que estão a lotar os centros urbanos em busca de assistência".

Para reverter essa situação, você pode contribuir com campanha da CNBB e Cáritas, em favor das vítimas no Chifre da África, através de doações de qualquer valor.

Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16


Mais informações: http://www.caritas.org.br/

Read more...

Santas Missões Populares em Santa Maria de Itabira

>> domingo, 27 de março de 2011

Aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria de Itabira, o 1° Retiro Missionário para jovens, em preparação às SMP 2011. O retiro contou com a presença de aproximadamente 400 jovens. Foi um retiro de formação e espiritualidade, Padre Hideraldo e Pe. Elinei estão confiantes e esperançosos na animação da juventude na semana missionária que será nos dias 24 a 31 de julho de 2011. O grande marco do retiro foi a caminhada penitencial a favor da vida no planeta, enfatizando a CF 2011.



Read more...

ORDENAÇÃO DIACONAL MARCO JOSÉ

>> sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CLIQUE NO CONVITE PARA SABER MELHORES INFORMAÇÕES SOBRE A ORDENAÇÃO DIACONAL DE MARCO JOSÉ

Read more...

Celebração dos Ministérios - Leitor e Acólitos de Marco José

>> sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Aconteceu na Comunidade Nova Aliança - Paróquia São Pedro, no dia 11/11 às 19h30min, Missa dos Ministérios de Leitor e Acólitos do Seminarista Marco José. A missa foi presidida por Dom Odilom e contou com presença do Paróco Padre Pinheiro, Padre Alex, Padre Chico Guerra e Padre Nivaldo, também estavam presentes amigos do Marco, os seminaristas sacramentinos de Sete Lagoas, dentre eles 2 colombianos. O tema central da missa foi os discípulos de Emaús que perceberam a presença de Jesus e exclamou em alta voz: "Fica conosco Senhor". Assim também fez o Seminarista Marco.



Read more...

Retiro SMP para jovens de Santa Maria de Itabira


ORDENAÇÃO DIACONAL MARCO JOSÉ

  © Blogger templates Sunset by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP